terça-feira, 24 de março de 2009

Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Continuando a falar sobre Reforma Psiquiátrica, é importante nos pergurtarmos o que é um CAPS? Esse dispositivo de atenção a saúde mental que tanto ouvimos falar; a baixo segue explicação retirada de texto do Ministério da Saúde.

O CAPS foi criado para ser um serviço substitutivo ao hospital psiquiátrico e para promover a construção de uma rede efetiva de cuidados em saúde mental nos diferentes territórios brasileiros. Sua principal função é se constituir como um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem de transtornos mentais, cuja severidade e/ou persistência demandem sua inclusão num dispositivo de cuidado intensivo.
O CAPS deve oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários, através do acesso ao trabalho, educação, lazer, exercício dos direitos civis, fortalecimento dos laços familiares e comunitários, dentre outras ações práticas e eficazes.

O CAPS deve:
Prestar atendimento, especialmente o cuidado intensivo, em regime de atenção diária;
Construir e gerenciar projetos terapêuticos individualizados, oferecendo cuidado clínico eficiente;
Promover a inserção social dos usuários através de ações intersetoriais que envolvam educação, assistência social, trabalho, saúde, esporte, cultura e lazer, montando estratégias conjuntas para enfrentamento dos problemas;
Agenciar a organização da rede de saúde mental em seu território, articulando-se com os demais serviços, como ambulatórios, centros de convivência, hospitais gerais e todos os outros existentes
Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);
Regular a porta de entrada da rede de assistência em saúde mental de sua área;
Coordenar, junto com o gestor local, as atividades de supervisão de unidades hospitalares psiquiátricas que atuem no seu território.
Deve ser instalado em espaço físico próprio e adequadamente preparado para atender à sua demanda específica. O imóvel deve ter estilo residencial, estar localizado em bairro de fácil acesso à população e contar com um ambiente que favoreça o acolhimento e a hospitalidade. (O máximo!!)

O CAPS deve contar, no mínimo, com os seguintes recursos físicos:
*consultórios para atividades individuais (consultas, entrevistas, etc);
*salas para atividades grupais;
*espaço de convivência;
*salas para oficinas;
*refeitório (o CAPS deve ter capacidade para oferecer refeições de acordo com o tempo de permanência de cada paciente na unidade);
*sanitários;
*área externa para oficinas, esportes e demais atividades.

As ações de cuidado realizadas nos CAPS se caracterizam por ocorrer em ambiente aberto, acolhedor e inserido na cidade, no bairro. Os projetos desses serviços ultrapassam sua própria estrutura física porque buscam a rede de suporte social própria a cada paciente sob sua responsabilidade, preocupando-se com o sujeito, sua singularidade, história, cultura e referências de sua vida quotidiana.

Um comentário:

Cheila Maíra Lelis disse...

Espero que mais terapeutas ocupacionais continuem a expor mais sobre nossa profissão.
Continuem com a iniciativa!
Cheila Lelis
www.terapiaocupacionalnobrasil.blogspot.com